PLANO DE AULA
|
|
Tema
|
Números
|
Conteúdo (s)
|
Números Racionais
|
Habilidade(s)
|
H01-Reconhecer as diferentes representações
de um número racional.
H-02- Identificar ações como representações
associadas a diferentes significados.
H-03- reconhecer a representação fracionária de um
número misto.
H10-Efetuar cálculos que envolvam operações com
números racionais(adição,subtração,multiplicação,divisão,potenciação
–expoentes inteiros e radiciação)
H-15 – resolver problemas com números racionais que
envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação
e radiciação).
H-16- resolver problemas envolvendo cálculos de
porcentagens.
|
Público alvo
|
8ª série/9º ano
|
Objetivos
|
·
Desenvolver
competência leitora;
·
Realizar
transformações ,comparações entre outros;
·
Resolver
situações problemas;
·
Relacionar
diversas representações de números racionais : figuras, frações representação
decimal e percentagens.
|
Justificativa
|
O conhecimento proposto é essencial para que o aluno
tenha condições de aplicar tais competências em situações de aplicar tais
competências em situações do cotidiano.
|
Tempo previsto
|
6 aulas
|
Procedimentos
|
·
Usar a
narrativa o problema dos 35 camelos do livro O Homem que Calculava para
iniciar o desenvolvimento do tema.
·
Selecionar
algumas situações problema para resolução.
·
Formular
perguntas que levem os alunos a desenvolver a competência leitora e
escritora.
·
Propor aos
alunos a leitura da situação problema individual.
·
Leitura
compartilhada para realizar as primeiras observações.
·
Propor aos
alunos que formalizem os registros relativos ao entendimento sobre resolução
de problemas.
·
Comentários e
observações dos alunos e professor.
·
Fazer
devolutiva ,seguida do mapa de percurso.
·
Utilizar jogo o
Dominó de Racionais .
|
Recursos
|
·
Caderno do
aluno e do Professor.
·
Livros
didáticos.
·
Multimídia.
·
Livro O homem
que calculava
·
Jogo Dominó de Racionais.
|
Avaliação
|
Observação do envolvimento dos alunos
com a proposta de trabalho:
·
Avaliação
diagnósticas.
·
Jogo Dominó de
Racionais.
·
Autoavaliação
|
Recuperação
|
Recuperação
contínua através da retomada das atividades desenvolvidas com posterior
avaliação.
|
Bibliografia
|
·
Caderno do
Professor e do aluno , volume 1 8ª série
/9º ano – do currículo da
SEE-SP.
·
Relatório
pedagógico SARESP 2011 –MATEMÁTICA.
·
Caderno do
Mathema –volume 2
|
quarta-feira, 19 de junho de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário