quarta-feira, 19 de junho de 2013

PLANO DE AULA
Tema
Números
Conteúdo (s)
Números Racionais
Habilidade(s)
 H01-Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
H-02- Identificar ações como representações associadas a diferentes significados.
H-03- reconhecer a representação fracionária de um número misto.
H10-Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais(adição,subtração,multiplicação,divisão,potenciação –expoentes inteiros e radiciação)
H-15 – resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação).
H-16- resolver problemas envolvendo cálculos de porcentagens.
Público alvo
8ª série/9º ano
Objetivos
·         Desenvolver competência leitora;
·         Realizar transformações ,comparações entre outros;
·         Resolver situações problemas;
·         Relacionar diversas representações de números racionais : figuras, frações representação decimal e percentagens.

Justificativa
O conhecimento proposto é essencial para que o aluno tenha condições de aplicar tais competências em situações de aplicar tais competências em situações do cotidiano.
Tempo previsto
6 aulas
Procedimentos
·         Usar a narrativa o problema dos 35 camelos do livro O Homem que Calculava para iniciar o desenvolvimento do tema.
·         Selecionar algumas situações problema para resolução.
·         Formular perguntas que levem os alunos a desenvolver a competência leitora e escritora.
·         Propor aos alunos a leitura da situação problema individual.
·         Leitura compartilhada para realizar as primeiras observações.
·         Propor aos alunos que formalizem os registros relativos ao entendimento sobre resolução de problemas.
·         Comentários e observações dos alunos e professor.
·         Fazer devolutiva ,seguida do mapa de percurso.
·         Utilizar jogo o Dominó de Racionais .
Recursos
·         Caderno do aluno e do Professor.
·         Livros didáticos.
·         Multimídia.
·         Livro O homem que calculava
·         Jogo  Dominó de Racionais.
Avaliação
Observação do envolvimento dos alunos com a proposta de trabalho:
·         Avaliação diagnósticas.
·         Jogo Dominó de Racionais.
·         Autoavaliação
Recuperação
Recuperação contínua através da retomada das atividades desenvolvidas com posterior avaliação.
Bibliografia
·         Caderno do Professor e do aluno ,  volume 1  8ª série  /9º ano – do currículo da  SEE-SP.
·         Relatório pedagógico SARESP 2011 –MATEMÁTICA.
·         Caderno do Mathema –volume 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário